Sistema de recuperação de água, instalado em uma indústria alimentícia, composto por uma sequencia de filtros incluindo um módulo de nanofiltração, capaz de produzir até 80 m³/d de água para reúso industrial. A unidade de tratamento terciário implantada recupera parte do efluente tratado na ETEI para utilização como “água não potável”.
O sistema de nanofiltração produz uma vazão de “água para reúso” equivalente a 50 – 60% da vazão aduzida, sendo o rejeito, 50 – 40%, retornado ao sistema de tratamento biológico.
O sistema é composto pelas seguintes etapas:
- Filtro automático;
- Filtro Cartucho;
- Sistema de Nanofiltração.
Descrição Detalhada do Sistema
O efluente tratado na ETEI é recalcado para um Filtro Automático onde é submetido à filtração para retenção dos materiais em suspensão.
Periodicamente, em intervalos de tempo programáveis, a tela de filtração é limpa automaticamente. Os sólidos colmatados na superfície do meio filtrante forma uma torta de sólidos capaz de aumentar o grau de filtragem do efluente.
Em seguida o efluente do Filtro Automático segue para o Filtro Cartucho e por último, o efluente é submetido a um processo de separação por membranas de Nanofiltração que remove partículas com diâmetro superiores a um nanômetro. Inclui-se nesta faixa moléculas orgânicas com elevado peso molecular e alguns sais, o que gera um efluente isento de cor e de grande parte da carga orgânica inicial.