Centenas de milhares de canadenses foram expostos involuntariamente a altos níveis de chumbo em sua “água potável”. esse resultado que abalou os habitantes do Canadá são fruto de uma investigação que testou a água potável em centenas de casas e analisou milhares de outros resultados
Residentes em algumas casas em Montreal e Regina, nas pradarias ocidentais, estão entre os que bebem e cozinham com água da torneira com níveis de chumbo que excedem as diretrizes federais do Canadá. A investigação descobriu que algumas escolas e creches tinham níveis de chumbo tão altos que os pesquisadores observaram que isso poderia prejudicar a saúde das crianças.
Uma investigação de um ano por mais de 120 jornalistas de nove universidades e 10 organizações de mídia, incluindo a Associated Press e o Institute for Investigative Journalism da Concordia University, em Montreal, coletou resultados de testes que medem adequadamente a exposição ao chumbo em 11 cidades do Canadá . Dos 12.000 testes desde 2014, um terço – 33% – excedeu a diretriz nacional de segurança de cinco partes por bilhão; 18% excederam o limite dos EUA de 15 ppb.
A cidade de Prince Rupert está entre mais de uma dúzia de comunidades ao longo da costa oeste do Canadá, onde os moradores – muitos deles indígenas – vivem em casas com canos velhos, bebendo água da chuva corrosiva o que provavelmente é o responsável pela grande quantidade de chumbo.
Algumas localidades estão tomando medidas. A prefeita de Montreal, Valérie Plante, prometeu testar 100.000 casas em busca de chumbo e acelerar a substituição de tubos revestidos de chumbo imediatamente depois que os jornalistas enviaram a ela uma análise dos dados internos da cidade, revelando altos níveis de chumbo em toda a cidade.
Algumas cidades, como Montreal, já estão trabalhando para substituí-las. Mas os proprietários quase sempre são responsáveis pelo pagamento do custo da substituição da seção do cano das linhas de propriedade para as casas.
O Canadá é um dos únicos países desenvolvidos que não possui um padrão nacional de água potável. Até os países que lutam para fornecer água potável segura estabeleceram níveis aceitáveis de chumbo: a Índia é de 10 ppb, o México e o Egito, de 5 ppb, de acordo com os sites governamentais do país.
Fonte: https://www.bbc.com/news/world-us-canada-50293527