A água de kentucky tem chamado a atenção do mundo. recentemente metade de todos os sistemas públicos de água potável foram testados e entregues nesse novo relatório do Gabinete de Energia e Meio Ambiente do Kentucky tem apontado evidências de contaminação por PFAS.
Esses produtos químicos pertencem a uma classe de mais de 5.000 compostos frequentemente chamados de “produtos químicos para sempre” e são conhecidos por aumentar o risco de câncer, entre outros problemas de saúde .
Os pesquisadores descobriram os níveis mais altos e as mais altas taxas de detecção em sistemas de água potável que puxavam das águas conectadas ao rio Ohio. As autoridades estaduais dizem que isso é mais provável devido à quantidade de indústria próxima à hidrovia. Em Louisville, os pesquisadores detectaram três compostos PFAS em duas estações de tratamento de água, de acordo com o relatório.
Na maioria dos casos, as concentrações estavam muito abaixo dos limites de aconselhamento de saúde estabelecidos pela Agência de Proteção Ambiental, mas esses limites estão atualmente sob revisão e vários estados estão exigindo padrões significativamente mais baixos.
“Como contaminante emergente, a contaminação por PFAS está se tornando mais um problema. E devido ao fato de atualmente não estar regulamentado, isso não significa que não seja um problema para o público ”, disse Tony Hatton, comissário do Departamento Estadual de Proteção Ambiental.
Esses produtos químicos estão em embalagens de alimentos, panelas antiaderentes, tintas, produtos de limpeza e espumas de combate a incêndio.
Esse é mais um dos casos espalhados pelo mundo que apontam que é necessária uma maior atenção das autoridades sobre a qualidade da água que nos é fornecida.