A ETC foi implantada em 2 fases, a primeira tem capacidade para tratamento 150,0 m3/d e a segunda para mais 150,0 m3/d totalizando 300,0 m3/d. Para que a estação de tratamento de chorume produza 15 m3/h de efluente final tratado, o sistema captará 25,5 m3/h de efluente bruto do tanque de equalização de percolados, de forma a compensar às purgas e drenagens impostas pelo processo, que retornam para o tanque de equalização. Essas correntes são provenientes da lavagem das membranas e da drenagem do geotecido.
→ Principal característica desse processo é que não existe retorno de concentrado para o aterro, evitando aumento da salinidade, baixo consumo de membranas e consequentemente OPEX reduzido.
O processo apresenta elevada eficiência para a remoção de matéria orgânica, determinada indiretamente como DBO e DQO, para a cor e para os outros materiais tóxicos, tais como, nitrogênio amoniacal.
O sistema de tratamento proposto consiste, em linhas gerais, na implantação das etapas de tratamento preliminar, primário, secundário e terciário.
Etapas do Tratamento Preliminar
- Tanque de equalização de percolados;
- Tanque de pré-oxidação.
Etapas do Tratamento Primário
- Precipitação química;
- Decantação primária;
- Stripping de amônia;
- Lavagem dos gases;
- Carbonatação;
- Decantação;
- Correção de pH.
Etapas do Tratamento Secundário
- Tanque anóxico;
- Adição de nutriente, fonte de carbono e micronutriente;
- Reator aeróbio;
- Decantação secundária.
Etapas do Tratamento Terciário
- Filtração em leito de areia;
- Filtração em elemento filtrante descartável;
- Filtração em membranas de nanofiltração;
- Eletrocoagulação do concentrado da nanofiltração.