Eventos climáticos extremos ligados à mudança climática custaram milhares de vidas e causaram danos enormes em todo o mundo em 2018, segundo a Christian Aid.
O relatório da The charity’s identificou dez eventos que custaram mais de US $ 1 bilhão cada, com quatro custando mais de US $ 7 bilhões cada. Os cientistas mostraram que as chances de ondas de calor na Europa foram influenciadas diretamente pelo aquecimento humano.
Outros eventos, dizem os autores, devem-se a mudanças nos padrões climáticos, que dizem ser uma consequencia da mudança climática.
- Acordo climático para dar vida ao pacto de Paris
- Palestras sobre o clima: cinco coisas que aprendemos
- O emissor de CO2 massivo que você talvez não saiba
De acordo com o relatório, os desastres mais caros e financeiros, ligados ao aumento das temperaturas, foram os furacões Florence e Michael, com custos estimados em US $ 17 bilhões para o primeiro e US $ 15 bilhões para o segundo.
Pesquisas publicadas na época mostraram que as chuvas que acompanharam o furacão Florence foram 50% piores do que se estivessem sem o aquecimento causado por influências humanas.
Com o furacão Michael, especialistas dizem que as atividades humanas impulsionaram as emissões que aqueceram a água, acrescentando combustível e velocidade à tempestade.
No Japão, 2018 foi o verão dos extremos com inundações e ondas de calor causando enormes impactos.
PARA LER A MATÉRIA ORIGINAL ACESSE O LINK ABAIXO.
https://www.bbc.com/news/science-environment-46637102