QUALIDADE DO AR INTERIOR
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AR INTERIOR EM AMBIENTES CLIMATIZADOS
Atualmente muitas pessoas passam boa parte do dia em ambientes fechados, seja em escritórios, hotéis, hospitais, shoppings ou centros comerciais com sistema de ar condicionado. Acredita-se que a qualidade do ser seja segura, mas a troca de ar entre ambientes interno e externo e o acúmulo de pessoas em um mesmo ambiente são os principais fatores causadores do aumento de poluentes químicos e biológicos. A falta de higienização agrava o quadro e pode acarretar em doenças respiratórias e outras reações alérgicas. Assim, é fundamental realizar análise do ambiente do ar para saber as reais necessidades de correção.
Setores de avaliação do Ar Climatizado
- Shoppings
- Hotéis
- Cinema
- Hospitais
- Academias
- Salas Comerciais
- Navios
- Prédios Comerciais
- Laboratórios
- Bibliotecas
Ensaios realizados:
- Fungos viáveis
- Dióxido de carbono (CO2)
- Temperatura do ar (°C)
- Umidade do ar (%)
- Velocidade do ar (m/s)
- Aerodispersóides
Legislação: ANVISA – RESOLUÇÃO-RE Nº 9, DE 16 DE JANEIRO DE 2003 NR09
RE/ANVISA nº 176, de 24 de outubro de 2000, sobre Padrões Referenciais de Qualidade do Ar Interior em Ambientes Climatizados Artificialmente de Uso Público e Coletivo
Portaria GM/MS n.º 3.523, de 28 de agosto de 1998;
Portaria nº 354, de 11 de agosto de 2006 (*) (Republicada no DOU de 21.08.06 e retificada no DOU de 29.08.06) Aprova e promulga o Regimento Interno da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e da outras providências.