Tecma Tecnologia



Análise da Qualidade do Ar

Análise da Qualidade do Ar

A TECMA realiza anállises da qualidade do ar acreditados no INMETTRO, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade (CLR 0200) e credenciados pelo INEA, Intituto Estadual do Ambiente IN024080.

A portaria nº 3523 do Ministério da Saúde e Resolução - RE 09 - ANVISA - recomenda que sejam realizadas periodicamente avaliações biológicas, químicas e físicas das condições do interior dos ambientes climatizados e diz que a responsabilidade técnica pelas análises laboratoriais deverão estar DESVINCULADAS da responsabilidade técnica dos serviços de limpeza e manutenção do sistema de climatização.

Por quê monitorar a qualidade do ar em ambientes climatizados?

1- Identificar fungos e bactérias, prevenindo os usuários de reações alérgicas, como irritação dos olhos, do nariz, da garganta, entre outros sintomas de doenças respiratórias.

2 - Verificar o nível de concentração de poluentes químicos, como CO2 e material particulado que, em concentrações muito altas, podem causar sonolência, dores de cabeça, fadiga, náuseas, entre outros sintomas.

3 - Verificar o nível de conforto proporcionado pelo ambiente aos seus ocupantes visando conservação de energia e maior rendimento na atividade humana.

4 - Atestar ao consumidor a qualidade do ar que ele respira, evidenciando o comprometimento da empresa com o bem estar daqueles que frequentam seu ambiente.


Principais Legislações e normativas:

• Portaria nº 3.523/GM, de 28 de agosto de 1998
• Resolução - RE nº 9, de 16 de janeiro de 2003

Galeria de fotos